Aloy & Eu: Usar tala (talinha) é errado? || Como fazer tala na orelha do cachorro?

23 fevereiro, 2021

——
——

Usar tala (talinha) é errado? || Como fazer tala na orelha do cachorro?

0

Sendo cinsera, sim! Sim é errado o uso de talinha, mas eu sou do lado que defende o uso dependendo de vários fatores. Calma que vou explicar. Vou abordar sobre porque muitas pessoas fazem uso da talinha, e sobre quando o uso da talinha se torna errado. Nessa postagem vou abordar esse assunto controverso. Vou falar sobre minha experiencia, e como utilizei a talinha em minha pet. Lembrando que o que vou falar nessa postagem é minha visão e experiencia. Espero que essa postagem possa lhe ajudar e tirar dúvidas de alguém, e qualquer dúvida eu amarei conversar e poder ajudar. ♡


Porque é errado?
A razão de ser errado é o fato de impor ao animal o uso de algo que não é natural para ele. Qual pode incomodar, ser pesado, dar alergia etc... muitas pessoas utilizam palito de picolé e fitas que não permitem transpirar a pele. Devido a isso entra aquela famosa questão vale apena seu animal passar por isso tudo por pura estética?


"Olha como estou Feliz aumiguxos, nunca force meus amiguinhos"

Estética ou saúde?
Existem dois debates "quando é estética e quando é por saúde?" cachorros que tem por natureza orelhas de pé, possui a parte interna muito peludas, e quando não ficam caídas, possui uma maior humidade e abafamento dando maiores chances de inflamações entre outras doenças... Por isso muitas pessoas usam a tala nas primeiras semanas de vida do animal.


Quando passa de saúde para estica?
Usar algo envolvendo suas orelhas não é natural, da mesma forma que nos incomodamos ao usar um curativo como Band-Aid ou gase, eles também se incomodam a usar a talha. E não é correto forçar o animal usar algo que está machucando e incomodando. Faça o teste de mudar a forma de por a tala se ainda assim o animal se incomodar o ideal e encerrar o uso. Lembrando o uso da tala é um reforço para ajudar a orelha ficar em pé, funciona apenas em cachorros que já tem a genética de orelha em pé, mas dentro da mesma raça ainda pode existir cachorros de orelha em pé e caída.

Muitas pessoas se preocupam apenas em ter um animal de orelhas em pé não se importando com os sentimentos do animal, é ai que deixa de ser saúde e ser oura estética. Lembre-se não são orelhas eretas que faz a beleza do cão, orelhas caídas também são lindas!



Minha experiência com Aloy, minha pet ❤
Quando trouxe minha yorkshire para casa, ela já usava tala o Canil Criador apenas tirou para me entregar ela bonitinha e de lacinho (a coisa mais fofa do mundo). Suas orelhas eram tão pequenas é eretas. Quando a levei para casa não me importei de por a tala, pois estavam em pé, mas após 3 dias uma das orelhas caiu. Falei com a criadora a respeito e me aconselhou voltar a usar a tala até os 4 meses dela. Eu achei muito tempo... muito mesmo... Mas fiz torcendo que ficassem de pé em antes disso. Ela usou tala por três meses, e nunca se incomodou com o uso. Porém quando ela completou três meses eu já estava ficando cansada de por tala nela, mesmo ela estando tranquila eu não estava me incomodava, e pensei mesmo em desistir. Encontrei uma dica de limpar a orelha do pet, tirar os pelos pois eles pesam e atrapalham. No início suas orelhas ficavam de pé e depois caiam, mas depois caiam cada vez em um intervalo mais curto.

Já me contentando de ter suas orelhas caídas, decidi por pela última vez a talinha. Coloquei nela removi após três dias 23 de fevereiro de 2021. E suas orelhas estavam caídas, me contentei.Ao decorrer da tarde uma de suas orelhas começou levantar, e depois a outra, e finalmente as duas. E nunca mais cairam.


Aloy com 1 mês e meio, usando talinha

Como fazer uma tala (talinha) correta e indolor?
Tem várias formas de fazer isso! Hoje é possível até encontrar diversas formas de fazer talas. Possui as de fita, as acolchetadas, outras feitas do mesmo material que band-aind. Ou do modo antigo com esparadrapo e fita hipoalergênica. Mas nunca use palitos e coisas duras para fazer talas.



Fiz a tala deixando as orelhas abertas em seu formato natural, 2 meses

Como eu fiz talinha na minha pet
Primeiro fui procurar vídeos tutoriais, deixarei no final da postagem que me ajudaram bastante. Bem informada fui procurar material adequado, comprei três tipos de fitas todas microporosas e hipoalergenica. Comprei que tinha fibra bem fininha e leve. E também comprei esparadrapo, comprei do rolo fino. Decidi usar a microporosa, porque a fita não agarra nos pelos do cachorro, então não doi ao remover. Não não vi isso em nenhum tutorial, achei legal compartilhar aqui.

Tudo que precisei foi:
✿ Tesoura sem ponta [Eu utilizei tesoura Arremate]
✿ Fita microporosa
✿ Fita de esparadrapo

1] Aprimeira coisa que voce deve fazer é limpar a orelha do seu bichinho, remover os pelos da orelhinha do filhote, frente e trás. Os pelos por incrivel que pareça pesa, e isso pode atrapalhar um poquinho. Algumas pessoas raspam com maquina de tosar, mas se você não é especializado em tosa, não passe laminas na pele do animal, apenas pare os pelos já será o suficiente. O correto é usar tesoura sem ponta, mas eu utilizei tesoura arremate, ela é pequena e afiada e corta muito bem, e só é possivel usar ela de lado, o que me ajudava a cortar bem rente a pele sem cortar o animal.

2] Pegue as tiras que cortou da microporosa, e enrole duas fitas em cada orelha do seu bicinho. Você pode por apenas uma em cada orelha. Eu utilizei duas pois ficava bem molhinho ainda. Em seguida enrole uma de esparadrapo em cada orelha também. Não cole o esparadrapo direto na pele, pois agarra na pele e vai machucar na hora de remover. Depois pegue a tira maior de esparadrapo e enrole nas duas orelhas as mantendo em pé no formato original. Algumas pessoas poem as orelhas deles bem apertadas, eu prefiri desse modo, pois a orelha ficava aberta em sua forma original.

3] Quando for remover, corte a fita de esparadrapo maior. e remova o restante puxando a fita na direnção ao contrario de ter sido colada. A microporosa solta com muita facilidade, após a remover, limpe a orelha do animal com soro, de um descanso de algumas horas e coloque novamente.


último dia com talinha, e finalmente sem talinha 3 meses

Se ainda tiverem dúvidas de como fazer ou sobre o assunto comentem terei um praer em ajudar. Para aqueles que são contra o uso da talinha, eu compreendo completamente , como concordo de não impor o animal a algo que o machuque, mas acho que é valido usar sim, mas jamais forçar o animal se estiver incomodado. Essa postagem é uma experiencia minha, minha cachorrinha, nunca mostrou incomodo com a talinha, pois já veio acostumada a usar desde seu primeiro mês de vida. Eu apenas dei continuidade ao que a cuidadora me instrui, mas se ela se incomoda-se, eu removeria de imediato. O conforto e bem estar vem antes de qualquer coisa. Tanto que mesmo ela não mostrando incomodo eu estava incomodada e desistindo, de utilizar. Então agradeço o respeito e paciencia com a escolha e opinião de outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

d
d
Hi! Sou Aloy!!
Larguei até o livro que eu estava começando a ler Só pra te ver sofrer por mim Se eu fosse mais nova, cederia, sim Sim, mas não Larguei até o vício Que eu estava começando a ter em Cabernet E só porque vejo sua leve Não tão leve, obsessão em mim (Qualquer vício é ruim)
C.a.t.e.g.o.r.i.a.s